30 de ago. de 2011

Matemática não é religião

Uma coisa que sempre me tirou (e ainda tira) do sério é quando algum professor não sabe explicar o que está explicando, facilmente notado na área das exatas. Não estou falando de cálculo diferencial (este mais ainda), me refiro a base do cálculo, como raiz quadrada, potenciação, sinais, entre outros. Tive diversos professores, desde o fundamental, que quando eu questionava o porquê daquela operação, simplesmente respondiam: "É porque é." Como se matemática fosse religião, questão de fé (!). 


Muitos educadores nem sabem o significado da palavra matemática, "ensinam" com a idéia que "aquilo" é uma forma de te avaliar na prova. Matemática vem do gregro máthema, que siginifica decodificar. Decodificar o quê? A natureza, do grego, phýsis. Já parou para observar a natureza e ver como tudo é perfeito? Como por exemplo a barriga de uma gestante que tem uma curva igual a do ovo - a curva de máxima resistência, a catenária.


  Matemático é, então, o decodificador. Ele decodifica as formas divinas da natureza e transforma em um mundo artificial, como na construção de túneis - para sustentar o peso do que está em cima -, nos bombons - para suportar o máximo de carga quando empilhados nos estoques e prateleiras de supermercados, sem danificar sua aparência -, nas latas de spray - caso contrário, elas explodiriam em nossas mãos -, entre tantas outras.

 

 E raiz quadrada? O que lhe vem a cabeça quando lê isto? 

  
Raíz quadrada surgiu da má tradução (o famoso "aportugesou") do latim radix quadratum '9' aequalis '3', que significa "a base (radix) do quadrado (quadratum) '9' é igual (aequalis) a '3'."


 O símbolo que representa a raíz, surgiu de abreviações da palavra radix, pois, no início era tudo escrito e depois foram simplificando a grafia:



ONDE APRENDER A VERDADEIRA MATEMÁTICA 

 Há mais de 20 anos Aguinaldo Prandini Ricieri, professor no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), consultor das exatas, desenvolveu um curso que ensina desde a origem da palavra, o seu criador e suas aplicações na vida (e não apenas em um pedaço de papel, como as provas) de forma fácil e prática .

O curso é ministrado em São Paulo, na Vila Mariana, onde também é mantido por ele o Museu da Matemática, com diversas gravuras e objetos que demonstram a aplicação da matemática.


Quem se interessar em saber mais sobre o prof. Ricieri e a matemática aplicada a vida, recomendo assistir a uma entrevista que ele concedeu a TV Câmara São Paulo (a qualidade da imagem não está muito boa, mas o seu conteúdo é perfeito).

 ________________________________
Referências: notas de aulas do curso Prandiano e www.prandiano.com.br

0 comments:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by SOS Corp.